segunda-feira, 13 de junho de 2011

Aristides Lima na Tertúlia (video)

O candidato presidencial Aristides Lima esteve este sábado na Tertúlia Crioula, em Lisboa. Aristides foi o terceiro candidato a marcar presença, depois de Jorge Carlos Fonseca e Manuel Inocêncio Sousa.


quinta-feira, 9 de junho de 2011

Aristides Lima vai ser o primeiro no boletim de voto

Foi hoje efectuado o sorteio para definir a posição dos candidatos à Presidência da República nos boletins de voto.

Aristides Lima será o primeiro, seguido de Joaquim Jaime Monteiro, Jorge Carlos Fonseca e Manuel Inocêncio Sousa.

As fotos do sorteio, feitas por Ulisses Moreira, do Expresso das Ilhas:

terça-feira, 7 de junho de 2011

Novo candidato

Há um quarto candidato às eleições presidenciais de Cabo Verde. Pelo menos no plano das intenções. A TCV entrevistou Joaquim Jaime Monteiro.

Aqui está o video:

Candidaturas já foram formalizadas

Os três candidatos às eleições presidenciais de Cabo Verde já formalizaram a sua candidatura. O primeiro, ainda ontem, foi Aristides Lima.

Ausente do acto, o candidato que recebeu recentemente o apoio do PTS, fez-se representar no acto pela mandatária nacional, Helena Tolentino.

Esta terça-feira foi a vez de Jorge Carlos Fonseca e Manuel Inocêncio Sousa entregarem as assinaturas exigidas, no Supremo Tribunal de Justiça. 

No Expresso das Ilhas on-line pode ler as notícias referentes aos três actos. Aqui, aqui e aqui.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Incertezas

Os dois maiores partidos de Cabo Verde, PAICV e MpD ainda não chegaram a consenso em relação ao nome para a presidência da Comissão Nacional de Eleições (CNE).

A questão foi suscitada após a renúncia de Rosa Vicente, que apresentou a demissão em abril último alegando razões de saúde, devido a uma gravidez de risco, devendo o Parlamento eleger uma nova personalidade para o cargo no prazo máximo de 30 dias, que entretanto se esgotou.

A eleição, que terá de contar com a aprovação de dois terços dos deputados, deveria ocorrer na sessão parlamentar de Maio, que terminou terça-feira à tarde, mas o Partido Africano da Independência de Cabo Verde e o Movimento para a Democracia, não conseguiram nomes consensuais, de personalidades disponíveis para o cargo.

Segundo o artigo 12.º do Código Eleitoral, o presidente da CNE deve ser um cidadão de reputado mérito, licenciado em direito e com pelo menos sete anos de atividade profissional, preferencialmente na magistratura.

Se o impasse não for resolvido, a preparação das eleições presidenciais de Agosto será efectuada pelos restantes elementos da Comissão, liderados pelo vice-presidente. Contudo, se outros membro apresentarem a sua renúncia, com chegou a ser veiculado, o acto eleitoral poderá estar em risco.

O futuro presidente da CNE, além das presidenciais de agosto, terá pela frente as autárquicas do primeiro semestre de 2012.

Presidente do PAICV volta às presidenciais no Facebook

O presidente do PAICV voltou ao tema das presidenciais na sua página do Facebook.