Licenciado em Engenharia Civil e mestre em Engenharia Sanitária, Inocêncio Sousa, natural do Mindelo (ilha de São Vicente), onde nasceu a 22 de Junho de 1951 (59 anos), manifestara já há muito a intenção de candidatar-se à Presidência da República.
Apesar de ser membro da Comissão Política do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) desde 1988, só no último Congresso ascendeu a uma das três vice-presidências da maior força política de Cabo Verde.
Ministro cessante de Estado, Infraestruturas, Transporte e Telecomunicações, o trabalho desenvolvido desde 2002 à frente do ministério permitiu-lhe maior visibilidade política e popular.
Acompanhando sempre José Maria Neves, que fazia questão de lhe dar protagonismo na inauguração das infraestruturas, Inocêncio Sousa lançou as bases da candidatura às presidenciais em 2010, mas sempre defendeu que só avançaria se contasse com o apoio do PAICV.
Inocêncio Sousa chefiou a diplomacia entre 2001 e 2002 e passou para a tutela das Infraestruturas logo depois, acumulando, ao longo dos anos, as pastas dos Transportes, do Mar e das Telecomunicações e recebendo ainda o "título" de Ministro de Estado.
Foi deputado na IV e V Legislaturas, e, dentro do PAICV, é, desde 1988, membro da Direção Nacional, da Comissão Política e da Comissão Permanente.
com base em informações da Agência Lusa
Sem comentários:
Enviar um comentário